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Problemas com compras de medicamentos? Não recebeu bula impressa na caixa ou acompanhando a cartela? Saiba o que fazer...

Foto do escritor: Alberto DanonAlberto Danon

(Por Alexandre Morais – Advogado – Coordenador do Movimento Exijabula)

Reclamações sobre a ausência de bula impressa de medicamentos aumentam




Desde a implementação da Lei 14.338/22 (Lei da Bula Digital), o número de reclamações por parte dos consumidores tem crescido. A ANVISA ainda está em fase de regulamentação, mas muitos consumidores já relatam não receber a tradicional bula impressa de medicamentos - tanto nas caixas como que acompanham as cartelas - seja em farmácias ou distribuídos em postos de saúde.


Esse problema desrespeita diretamente o Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei 8.078/90, que garante aos consumidores acesso claro e preciso às informações sobre produtos. Apesar de declarações públicas da ANVISA afirmando que "todo consumidor que solicitar receberá a bula impressa", a realidade nas farmácias e unidades de saúde é diferente.


O Movimento Exijabula realizou uma pesquisa in loco em redes de farmácias e constatou que, na prática, os consumidores são orientados a "procurar a bula na internet". Não há treinamentos específicos para funcionários nem avisos claros para o público sobre como solicitar a bula física, gerando confusão e descaso.


Como denunciar e buscar seus direitos?

O Movimento Exijabula elaborou um guia prático para que consumidores façam valer seus direitos. Confira abaixo os principais canais e ferramentas disponíveis:

 

1. PROCON-SP

O PROCON-SP recebe denúncias de forma on line por meio do site oficial:Acesse aqui (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login)

O órgão é responsável por garantir o cumprimento do CDC e tomar as medidas necessárias contra práticas abusivas ou ilegais.


2. SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor)

A SENACON, vinculada ao Ministério da Justiça, também recebe reclamações e atua na defesa do consumidor. É importante lembrar que nenhuma regulamentação de agências governamentais, como a ANVISA, pode reduzir os direitos garantidos pelo CDC.

 

Outros canais úteis para registrar sua queixa:


A) Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs)

Toda empresa é obrigada, por lei, a oferecer canais gratuitos e acessíveis de atendimento. Desde o Decreto 11.034/2022, regulamentando o funcionamento dos SACs, esses serviços devem ser divulgados claramente pelas empresas e as reclamações registradas por esses meios precisam ser respondidas de forma eficaz.


A plataforma oficial do governo é uma ferramenta prática para registrar reclamações.

Passo a passo:

  1. Acessar o Gov.br: faça login utilizando uma conta nível "ouro", necessária para garantir a segurança do acesso.

  2. Identifique a empresa: pesquise a companhia responsável e acesse o perfil dela na plataforma.

  3. Registre a reclamação: preencha o formulário com os dados do problema e acompanhe a resposta diretamente no site.

 

C) Reclame Aqui

O Reclame Aqui é uma ferramenta independente de comunicação entre consumidores e empresas. Com alta taxa de resolução, o site também permite pesquisar a reputação das companhias e organizações antes de realizar compras.


Como reclamar:

  1. Cadastre-se no site: https://www.reclameaqui.com.br/cadastro/

  2. Registre sua queixa com informações detalhadas.

 

Farmácias e fabricantes são solidariamente responsáveis

Pelo CDC, tanto farmácias quanto fabricantes são responsáveis por garantir a segurança e a conformidade das informações fornecidas ao consumidor. Caso ocorra qualquer dano por defeito ou falta de informações nos produtos, as empresas envolvidas podem ser responsabilizadas.


Dicas importantes:

  • Guarde o recibo de compra. Esse documento é essencial para comprovar a aquisição e solicitar seus direitos.

  • Registre todas as interações com as empresas. Mantenha registros de contatos feitos com farmácias, fabricantes ou outros serviços.

 

Concluindo: exija bula impressa tanto dentro da caixa como junto com as cartelas!

A transição para a digitalização das bulas não pode ignorar os direitos do consumidor brasileiro, especialmente aqueles que não possuem acesso fácil à internet. O Movimento Exijabula reforça seu compromisso com a proteção desses direitos e pede que todos os consumidores façam valer sua voz, denunciando irregularidades e exigindo soluções concretas. Todos temos voz e vez. Temos de ser respeitado!


Para mais informações, siga o @Exijabula nas redes sociais e acesse nosso site: www.exijabula.com.br

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